quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Sede do Sport Clube Gonçalense - Valeu a pena ACREDITAR...

Bruno Pina, Presidente da Direcção do Sport Clube Gonçalense, assinou, no dia 24 de Julho de 2009, o Protocolo de comparticipação financeira do Governo para a execução da obra "Sede Social do Sport Clube Gonçalense", na Presença do Secretário de Estado Adjunto e da Administração Local, Dr. Eduardo Cabrita e da Governadora Civil do Distrito da Guarda, Dra. Maria do Carmo Borges.

«No âmbito do Programa de Equipamentos Urbanos de Utilização Colectiva

Governo comparticipa projectos com 223 mil euros

Cinco instituições de quatro concelhos do distrito da Guarda receberam do Governo cerca de 223 mil euros no âmbito do Programa de Equipamentos Urbanos de Utilização Colectiva.
O Governo entregou cerca de 223 mil euros a associações e instituições do distrito da Guarda, no âmbito do Programa de Equipamentos Urbanos de Utilização Colectiva. Este programa destina-se a instituições privadas sem fins lucrativos e financia projectos de cariz religioso, desportivo, cultural e recreativo, cujos montantes de investimento não excedam os 100 mil euros. A verba protocolada numa cerimónia realizada no salão nobre do Governo Civil da Guarda, no dia 24 de Junho, presidida pelo secretário de Estado adjunto e da Administração Local, Eduardo Cabrita, corresponde a um investimento global que ascende a 376 mil euros. Os protocolos assinados contemplam cinco instituições de quatro concelhos do distrito. A Associação de Caça, Pesca, Tiro e Agricultura de Ratoeira (Celorico da Beira), foi contemplada com mais de 69 mil euros para construção de uma sede.
No concelho da Guarda, a Fábrica da Igreja Paroquial de Cavadoude recebeu cerca de 50 mil euros para construção de uma capela mortuária e restauro da igreja, enquanto o Sport Clube Gonçalense foi apoiado com mais de 49 mil euros para obras na sede.
Para o actual presidente do clube de Gonçalo, este é um sonho antigo que agora tem ‘pernas para andar’. “Com esta comparticipação e com o apoio já garantido da Câmara da Guarda, contamos iniciar as obras dentro de pouco tempo e para o ano festejar o aniversário da colectividade com a inauguração desta sede”, explicou Bruno Pina, presidente da colectividade. Trata-se de um edifício que diz muito à população de Gonçalo, situado no centro da Vila e onde terá de ser feita uma intervenção de fundo, ficando apenas as paredes. A Associação Recreativa Filarmónica Popular Manteiguense (Manteigas) foi contemplada com 31 mil euros para obras de recuperação do antigo edifício de ensaios e a ADRUSPA - Associação de Desenvolvimento Rural de S. Paio (Gouveia) tem uma comparticipação do Estado de 22 mil euros para restauro da sala onde funciona o Museu de Aldeia.
Para o secretário de Estado Adjunto e da Administração Local, os protocolos celebrados “são investimentos que promovem o sentimento de identidade local e a actividade associativa”, acrescentando ainda que “se são importantes para a região investimentos já em curso como o IP2 entre Celorico da Beira e Foz Côa ou o Hospital regional, estes têm uma dimensão financeira diferente, mas correspondem àquilo que é a obrigação de intensificar as políticas públicas num contexto de crise”.
Maria do Carmo Borges, Governadora Civil da Guarda, disse na cerimónia que os investimentos apoiados pelo Governo são “pequenas obras que criam postos de trabalho, requalificam património e dão nova vida às freguesias rurais”. O Programa de Equipamentos Urbanos de Utilização Colectiva vai financiar este ano 73 projectos nos 18 distritos do País, num total de mais de seis milhões de euros de investimento.»

In Jornal “Nova Guarda”, Ed. 29.07.2009

Sem comentários:

Enviar um comentário