quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Centro Escolar de Gonçalo: ACREDITAR no Futuro...


















Primeiro Centro Escolar da Guarda será em Gonçalo
O Centro Escolar de Gonçalo, o primeiro a ser construído no concelho da Guarda, num investimento de 698 mil euros, deverá ser inaugurado no próximo ano lectivo, disse hoje o presidente da Junta.
Segundo Pedro Pires, o novo complexo escolar que juntará no mesmo espaço o ensino pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico, vai ser edificado no local onde já funcionavam a escola primária e o jardim-de-infância da vila.
O futuro Centro Escolar receberá não só os alunos de Gonçalo, mas também das freguesias limítrofes de Vela, Benespera, Ramela, Seixo Amarelo e Valhelhas, disse.
O espaço destinado ao 1º ciclo do ensino básico terá cinco salas - uma por cada ano escolar e outra destinada a prolongamento de horário -, biblioteca, refeitório e sala polivalente e o ensino pré-escolar duas salas de actividades, indicou.
Pedro Pires também salientou que o complexo, que terá uma área total de 1.200 metros quadrados, ficará dotado com instalações sanitárias, gabinetes para professores, educadores e auxiliares, cozinha, arrumos, vestiários e áreas técnicas.
A construção do Centro Escolar de Gonçalo corresponde a um “desejo antigo” da Junta de Freguesia, acreditando o seu presidente que quando as obras estiverem concluídas, os alunos “terão melhores condições que os do meio urbano, o que é uma conquista enorme”.
“A nossa expectativa é que possamos ter o Centro Escolar pronto a coincidir com a abertura do ano lectivo de 2009/2010”, disse, indicando que a obra é da responsabilidade da Câmara Municipal da Guarda.
Adiantou que a empresa construtora já iniciou os trabalhos de desmantelamento dos edifícios existentes “e a partir de Janeiro começa em força” a construção do novo imóvel.
“O nosso objectivo é que esteja pronto no início do novo ano lectivo e a Câmara, a Junta de Freguesia, o Agrupamento de Escolas e a Direcção Escolar, tudo estão a fazer para que a obra esteja pronta nessa altura”, garantiu.
Enquanto durarem as obras de construção do complexo, os 58 alunos do 1º ciclo e os cerca de vinte do ensino pré-escolar, ocupam as instalações do Edifício Cultural de Gonçalo “que possui todas as condições” para o funcionamento temporário das actividades lectivas, segundo o autarca.
“Num momento em que fecham escolas por todo o país, não posso deixar sublinhar o sentimento de grande satisfação, enquanto autarca, por irmos construir um equipamento que, na área da educação, responde às expectativas dos novos tempos”, disse.
Pedro Pires assume que com a construção do novo Centro Escolar aumenta a qualidade da educação na sua freguesia uma vez que “as quatro velhinhas salas de aula já não chegavam para uma multiplicidade de actividades que hoje se desenvolvem na escola”.
Por outro lado, assinala que o facto de Gonçalo, uma freguesia rural, assistir à construção do primeiro Centro Escolar do concelho, “é um sinal político da Câmara Municipal da Guarda na valorização da freguesia, enquanto única vila do concelho e a maior freguesia rural”.
In “Jornal do Fundão”, Ed. 31/12/2008


PRÉMIO DE MÉRITO ESCOLAR: Uma iniciativa de sucesso!...

Em boa hora a Assembleia de Freguesia de Gonçalo aprovou a proposta do Executivo da Junta de Freguesia de instituir um Prémio Anual de Mérito Escolar para os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Este Prémio, apesar de simbólico, reveste-se de um especial significado para a comunidade escolar, porquanto fomenta a competitividade saudável entre os alunos do Centro Escolar.
Cabe, anualmente, ao Corpo Docente do Centro Escolar de Gonçalo decidir sobre o aluno ou a aluna vencedor(a).
Trata-se de um pequeno contributo da Freguesia para promover o aumento do sucesso escolar dos nossos alunos.
O Prémio de Mérito Escolar é anual e a sua entrega formal tem lugar na Sessão Solene Comemorativa do Aniversário da Elevação de Gonçalo a Vila (21 de Junho).
A primeira edição da atribuição deste prémio decorreu, já, no ano lectivo transacto e é propósito da nossa Equipa manter nos próximos anos esta iniciativa de sucesso.